segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

PROJETO CIRANDA DE LEITURA




PÚBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL  I / II

OBJETIVO: O PROJETO CIRANDA DE LEITURA TEM COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELA LEITURA, DE FORMA A DESENVOLVER ESTE HÁBITO PARA FORMAR CIDADÃOS CRITICOS.

COM A INTENÇÃO DE DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA A INSTITUIÇÃO ADOTARÁ UMA LINHA PEDAGOGICA BASEADA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CONSTRUTIVISTA, NA QUAL A QUESTÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO ALUNO, VISTA COMO UM CIDADÃO EM FORMAÇÃO É FUNDAMENTAL.

ESSE PROJETO É UM MEIO DE EXPANDIR  A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, INCENTIVAR E DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO, APRIMORANDO A ESCRITA, ATRAVES DA LEITURA INDIVIDUAL E  COLETIVA COM O INCENTIVO A PRODUÇÃO DE RESENHAS, ENCENAÇÕES, PINTURAS, DESENHOS, COLAGENS E PESQUISAS RELACIONADAS A PARTIR DA APRECIAÇÃO DE OBRAS DOS AUTORES DE HISTÓRIAS INFANTIS E LITERÁRIAS.

DURANTE AS ETAPAS DO ANO LETIVO É FEITA A DIVULGAÇÃO DOS TITULOS E MELHORES LEITORES E PRODUTORES DE CADA TURMA.

NO FINAL DO ANO HÁ UMA FESTA DE ENCERRAMENTO COMO CULMINÂNCIA DO PROJETO COM ENCENAÇÕES TEMÁTICAS, EXPOSIÇÕES DE FOTOS E TRABALHOS ARTÍSTICOS SELECIONADOS AO LONGO DO ANO. NESSA OCASIÃO, CADA ALUNO RECEBE UM LIVRO PARADIDÁTICO, CERTIFICADO E MEDALHA.


como incentivar a leitura entre crianças


PROJETO

                                          CIRANDA LITERÁRIA


APRESENTAÇÃO


A educação no Brasil vem apresentando significativas melhorias com a queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo um aumento da escolaridade média e da freqüência escolar. No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é a desejada e satisfatória.
Em relação ao Estado do Ceará, o governo vem trabalhando para que o ensino alcance uma posição de destaque no que tange ao analfabetismo, investimentos na estrutura escolar e capacitação de professores.
Mas, o que se percebe ainda é que, as boas práticas pedagógicas ainda são mais importantes dentro de um convívio escolar. É preciso ser sabedor que de certa forma,  o ensino, a leitura, a arte  e a cultura está muito além dos portões do ambiente escolar e uma pequena parcela da sociedade é que tem acesso.
Por conseguinte, É através da leitura e do ensino, com a produção de conhecimentos que um país cresce daí aumenta sua renda e a qualidade de vida das pessoas.


HISTORIOGRAFIA


A idéia surgiu no final do ano de 2016 e trabalhado em 2017 pela Professora Socorro Nepomuceno, pedagoga e Carlos Augusto Nepomuceno, administrador, com o desejo de levar a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos.
O Projeto Ciranda Literária tem sua atuação em ruas de periferias, vilas e comunidades rurais, escolas, assentamentos, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto será contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas de teatro e de música.
O foco está nas crianças e nos jovens, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca  para o acesso de todos.


OBJETIVO


Estabelecer uma nova abordagem no tratamento as crianças e aos jovens, com a leitura orientada de bons livros, revistas de cunho científico e cultural, jornais, panfletos, como fontes e suporte para a formação do cidadão consciente e sabedor de seus direitos.
Fazer do livro não didático, um instrumento de aprendizagem diária para o estudante dentro e fora da sala de aula.
Trazer as crianças e jovens a novos espaços como: bibliotecas públicas, universidades, livrarias, promovendo debates e seminários, tornando-o mais sabedor da cultura de sua cidade, estado e país.
Fomentar o desenvolvimento cultural.
Estimular a criação artístico/literária.
Reconhecer o livro como instrumento para formação sócio-educacional e manifestação da identidade cultural, através da transmissão de saberes;
Estabelecer a abertura de espaços para a divulgação, expansão e valorização de autores cearenses e produtores regionais.


E poderá ir muito mais longe para fazer milhares de novos e conscientes leitores.
Coordenadores do Projeto: 
Profª. Socorro Nepomuceno - 85 9.8816.9580  
Adm. Carlos Augusto Nepomuceno  - 85 9.8592.8947
cirandadaleitura@gmail.com – cirandaliterariabysocorronepomuceno.blogspot.com




Um comentário:

  1. Estamos lançando os primeiros ensaios para o público conhecer este lindo projeto a ser trabalho no ano de 2018.

    ResponderExcluir