A OBRA ‘DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS’
é um encontro com a literatura cômica e a aprendizagem.
A escolha do tema objetiva-se no
desejo de mostrar a importância da literatura de Lobato no desenvolvimento
cognitivo da criança e durante o processo ensino aprendizagem. Analisando o
livro Dom Quixote das Crianças, onde
enfatiza-se o cômico presente na obra e a aquisição de conhecimentos adquirida
durante a leitura. Mostrar como Monteiro Lobato dialogou com propostas
educacionais ainda não definidas em sua época, incluindo em seus livros teorias
consideradas hoje primordiais nas instituições escolares. A boa literatura
infantil ajuda e estimula o aprendizado, o pensamento crítico, a imaginação e a
criatividade quando inserida na vida das crianças desde a mais tenra idade.
O universo mágico dos livros
infantis, desperta a curiosidade e o interesse da criança, a fantasia é
irresistível, a humanização de bichos e objetos também atrai o leitor mirim.
Toda essa realidade é encontrada nos livros de Monteiro Lobato que criou
numerosas obras repletas de elementos apreciados pelos pequenos. Dividimos
essas obras em três capítulos. O primeiro aborda sobre o “jeitinho brasileiro”
que Lobato adotou ao escrever para a platéia infantil, destacando como esse
escritor rompeu com modelos literários destinados às crianças e
transformando-se o marco da Literatura-Infanto-Juvenil Brasileira. O segundo
capítulo relata sobre um dos elementos que fazem as obras de Lobato serem tão
apreciadas, trata-se da interação, do diálogo presente nos serões de Dona
Benta. No terceiro e último capítulo a ênfase está voltada para a análise do
livro Dom Quixote das Crianças, destacando a contribuição desse acervo na
aprendizagem dos leitores.
Monteiro Lobato sempre acreditou
que a aprendizagem se consolidava através da participação do indivíduo no seu
processo de conhecimento. Tal concepção é abordada por estudiosos da Psicologia
social e do desenvolvimento. Lobato não via as crianças como meros receptores,
mas seres capazes de inventar, de descobrir e transformar seu espaço social.
Para ele, o aprendizado não se concluía através da transmissão de conhecimento,
mas por meio da troca do diálogo, da socialização.
A OBRA ‘DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS’
é uma fonte de múltiplas aprendizagens. O livro infantil com sua simplicidade, clareza
e fantasia atrai as crianças contribuindo para o desenvolvimento do
amadurecimento, da criatividade, imaginação e da aprendizagem das mesmas. Todos
esses elementos tornam a leitura prazerosa, uma vez que é desse universo que as
crianças gostam. Esse universo é encontrado no livro Dom Quixote das Crianças
(1994), de Monteiro Lobato. O grande autor adaptou o segundo livro mais
traduzido a uma linguagem simples para que se tornasse de fácil entendimento
para as crianças. A história de Dom Quixote é contada por Dona Benta que sabe
melhor do que ninguém narrar histórias. A avó narra de maneira simples, e como
é interrompida a todo o momento pelas crianças, a leitura se torna prazerosa,
porque todos participam.
Não há dúvida em afirmar que as
histórias infantis de Monteiro Lobato são uma forma de enriquecimento para
todos os leitores que têm contato com essas obras. Através desses livros o
leitor adquire noções das mais diversas ciências, e melhor, a aquisição de conhecimentos
acontece através do lúdico, aprende divertindo-se com as „armadas‟ de Emília,
com a sabedoria de Dona Benta, com a experiência da Tia Nastácia, com a
inteligência do Visconde, e com as diversas opiniões manifestadas por Narizinho
e Pedrinho.
A forma da literatura de Lobato garante aos
leitores oportunidades para o crescimento cognitivo, preparando-os para o mundo
letrado onde possam fazer uso desse aprendizado em sua vida cotidiana e real.
É imprescindível que os livros de
Lobato façam parte do passatempo dos pequenos, pois tendo contato com esses
acervos as crianças apreciarão a leitura, isso porque é impossível não gostar
das divertidas histórias que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo, são
histórias relacionadas ao universo infantil, a maioria das pessoas que lá moram
são crianças que adoram adentrar em uma aventura, e isso faz com que os
leitores se identificam com aqueles personagens.
Ao criar uma literatura própria
para o leitor mirim, Lobato rompeu com aquela velha idéia de que as crianças
eram adultos em miniatura. Em seus livros, Lobato exalta a criança, isso ocorre
porque elas têm voz ativa, são inteligentes, atentas e espertas.
Monteiro Lobato luta pela
valorização dos pequenos, investe no desenvolvimento cognitivo desses leitores
por acreditar que as crianças são as únicas pessoas capazes de transformar o
mundo. Ao dar voz aos bichos, as crianças e aos objetos, Lobato quebra
preconceitos, para ele todas as pessoas são capazes de criar, de descobrir, de
aprender.
Enfatizou-se também a clareza com
que Lobato consegue ensinar as crianças tudo o que há de complexo. O Sítio do
Picapau Amarelo transformou-se em uma escola, porém lá as aulas são diferentes,
a aprendizagem acontece através da brincadeira. Monteiro Lobato consegue
ensinar e fazer comédia ao mesmo tempo, esse elemento faz com que as crianças
do Sítio amem os Serões de Dona Benta, o que para a avó é uma aula, para
Emília, Narizinho e Pedrinho é o momento mais prazeroso do dia em que todos se
reúnem, isso acontece porque esses serões não tem cara de aula.
A interatividade e o diálogo
presente nas obras infantis de Lobato condizem com concepções na qual se afirma
que a aprendizagem consolida-se por meio da participação ativa do indivíduo
durante esse processo, por isso é fundamental que a leitura seja inserida na
vida das crianças, pois os livros levam o leitor a aprender de forma lúdica. A
intenção é fazer com que a criança cresça intelectualmente através das
maravilhas que os livros proporcionam. A leitura é um exercício para mente, ela
enriquece o vocabulário e o senso crítico.
Como é gostoso e edificante para
o leitor mirim, ouvir a explicação de um conteúdo através da voz de uma
criança, isso porque sempre há uma identificação. A linguagem simples e direta
da criança facilita o entendimento do que está sendo explicado. A bonequinha
Emília confirma isso. “Os viscondes que falem arrevesado lá entre eles. Nós,
que não somos viscondes nem viscondessas, queremos estilo claro de ovo, bem
transparentinho, que não dê trabalho para ser entendido. Comece”.
E poderá ir muito mais longe para fazer milhares de novos e conscientes leitores.
Coordenadores do Projeto:
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Profª. Socorro Nepomuceno - 85 9.8816.9580
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Estamos levando a obra de Lobato para o enriquecimento das crianças em conhecer o mundo literário através de historias em quadrinhos.
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